Áreas Temáticas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

GABINETE POLIVALENTE DE SAÚDE GPS




O gabinete polivalente da saúde é um espaço na escola, de convívio e diálogo com um ambiente informal e que promove várias iniciativas no âmbito da informação, apoio e orientação dos alunos e de toda a comunidade escolar nas áreas da sexualidade, nutrição, consumo de substâncias e conduta psicossocial.
Permite que o aluno possa ser ouvido, encontre algumas respostas, receba informação disponível e seja encaminhado para um apoio/serviço especializado quando necessário, garantindo um ambiente confortável, anónimo e confidencial.
Pretende ser um espaço de partilha mais amplo, alargado aos encarregados de educação ou um adulto de referência do aluno, que necessite de informação especializada.

Tem como principal missão aumentar os fatores de proteção e diminuir os comportamentos de risco.

Enfermeira Patrícia Pinto – UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DA MAIA (UCC MAIA)-ACES Maia/ Valongo

sábado, 8 de novembro de 2014

Documentário - Procriação Medicamente Assistida


Publicado a 05/03/2012 no YouTube  https://www.youtube.com/watch?v=UPNSYVtA8LE
Documentário realizado pela turma 12ºA, da Escola Secundária de Albufeira, no âmbito do concurso proposto pela Ciência Viva - Procriação Medicamente Assistida.
Mais informações:
http://www.cienciaviva.pt/projectos/pma/

Exposição Virtual - Dia Mundial da Contraceção


NOTÍCIA - CONCURSO - PRÉMIO 500€


Concorre, vá lá... são 500€ para os três primeiros!!!!!: www.cienciaemcena.pt

Sífilis - uma doença muito antiga...

"UMA DOENÇA ANTIGA: Dois pacientes sifilíticos, uma mulher na cama e uma homem sentado num banco, ambos cobertos de lesões, são representados numa xilografia de 1497 , três anos apenas após a doença se ter espalhado pela Europa pela primeira vez. Um médico segura um  frasco de amostra de urina da mulher retirado para análise enquanto o outro aplica uma pomada de mercúrio nas pernas do homem - um tratamento que foi muitas vezes dito ser pior que a doença.© SCIENCE SOURCE/COLORIZATION BY JESSICA WILSON"
Desafio - descobre o significado da palavra YAWS e coloca-o nos comentários

1492: L. PRANG & CO., BOSTON/WIKIMEDIA COMMONS; 1905: PD-LAYOUT; PD-USGOV-HHS-CDC/WIKIMEDIA COMMONS; MID-20TH CENTURY IMPERIAL WAR MUSEUM/WIKIMEDIA COMMONS; LATE 1980s: CHARLES J. SHARP/WIKIMEDIA COMMONS; 2005: CDC/DR. LYLE CONRAD; 2008: © HENDRIKDB/ISTOCKPHOTO.COM; TODAY: JOURNAL OF EMERGING INFECTIOUS DISEASES/WIKIMEDIA COMMONS

Imagens extraídas de http://www.the-scientist.com/?articles.view/articleNo/38985/title/Syphilis--Then-and-Now/

Resiliência - definir o conceito navegando pelo YouTube